WAZA.Fazer

A WAZA apoia a concepção, desenvolvimento e implementação de projectos alinhados com a visão e os valores da WAZA. A WAZA aplica o conceito do Xitique a todos os projectos aos quais se associa, beneficiando da experiência, das áreas de intervenção e da avaliação de pares de uma equipa multidisciplinar, cujo trabalho está intrinsecamente ancorado à realidade moçambicana. A plataforma WAZA propõe-se a enfrentar o desafio de elevar projetos liderados por pensadores e implementadores que aspiram contribuir para o futuro de Moçambique. A WAZA está atualmente envolvida na prossecução dos seguintes projetos:
imaginario-sem-logos

CASA MINHA NOSSO BAIRRO
Transformação de Bairros: uma oportunidade para todos

A Casa MINHA é um projecto inspirado em alguns dos princípios do Plano Parcial Urbano do Bairro da Polana Caniço, aprovado pelo Município de Maputo. A actual população de bairros, os jovens moçambicanos e os pequenos investidores terão a oportunidade de aceder a uma habitação de qualidade e acessível, numa zona urbana consolidada, evitando-se o deslocamento ou reassentamento forçado das populações residentes. Saiba mais sobre o projeto, sua implementação e partes interessadas visitando o site da Casa MINHA Nosso BAIRRO.

Screen Shot 2017-11-23 at 13.36.08

AppLoad
A solution for cargo logistics in Mozambique

Together with the award winning company UX, which creates and operates IT solutions for social problems in developing countries (Explore UX website), WAZA is currently developing a project of IT platform for Cargo shipping within Mozambique.

Through the mapping of transportation, storage and management services for freight, and an access to service providers based on specific request in time and location, APPLOAD proposes to offer the users a trustworthy way to ship their goods. Based on a specific request to ship, store or handle cargo, users can have access to a list of service providers that have the capacity to deliver the service. Users engage in a more competitive and transparent negotiation process, while checking the profiles of the services providers. Service providers, who are ranked by customers or endorsed by partners of a network of professionals, can have access to new markets through APPLOAD, and are incentivized to provide more reliable and professional service.

mapa_de_transporte_de_maputo_versaozero_lq_ago16

MAPA DOS CHAPAS project
Mapeamento dos Transportes Colectivos de Maputo

O primeiro mapa dos transportes colectivos de Maputo foi publicado em Setembro de 2016 como resultado do projecto Mapas Dos Chapas (Link para o site do projecto Chapas). A ambição do projecto é ampliar a representação dos transportes públicos disponíveis para os cidadãos, assim como a cobertura geográfica do mapa, abrangendo a Grande Maputo (Matola, Boane e Marracuene) e, posteriormente, outras grandes cidades de Moçambique.
Um mapa esquemático dos transportes pode ser simultaneamente uma mercadoria, uma ferramenta, e um símbolo. Como uma mercadoria, serve para indicar e planificar as viagens urbanas. Como ferramenta, pode ser utilizada por técnicos e políticos da área dos transportes para visualizar, organizar e gerir a complexa rede de transportes de forma sistémica e interligada. Como símbolo, o mapa é uma promotor de marketing da cidade, com a possibilidade de descrever as formas de mobilidade de modo consistente, explícito e atraente. O processo de mapeamento e as actividades organizadas no âmbito do projecto Mapas Dos Chapas contribuem para o apoio à mobilidade sustentável na cidade de Maputo.