WAZA.Fazer

A WAZA apoia a concepção, desenvolvimento e implementação de projectos alinhados com a visão e os valores da WAZA. A WAZA aplica o conceito do Xitique a todos os projectos aos quais se associa, beneficiando da experiência, das áreas de intervenção e da avaliação de pares de uma equipa multidisciplinar, cujo trabalho está intrinsecamente ancorado à realidade moçambicana. A plataforma WAZA propõe-se a enfrentar o desafio de elevar projetos liderados por pensadores e implementadores que aspiram contribuir para o futuro de Moçambique. A WAZA está atualmente envolvida na prossecução dos seguintes projetos:
imaginario-sem-logos

CASA MINHA NOSSO BAIRRO
Transformação de Bairros: uma oportunidade para todos

A Casa MINHA é um projecto inspirado em alguns dos princípios do Plano Parcial Urbano do Bairro da Polana Caniço, aprovado pelo Município de Maputo. A actual população de bairros, os jovens moçambicanos e os pequenos investidores terão a oportunidade de aceder a uma habitação de qualidade e acessível, numa zona urbana consolidada, evitando-se o deslocamento ou reassentamento forçado das populações residentes. Saiba mais sobre o projeto, sua implementação e partes interessadas visitando o site da Casa MINHA Nosso BAIRRO.

mapa_de_transporte_de_maputo_versaozero_lq_ago16

MAPA DOS CHAPAS project
Mapeamento dos Transportes Colectivos de Maputo

O primeiro mapa dos transportes colectivos de Maputo foi publicado em Setembro de 2016 como resultado do projecto Mapas Dos Chapas (Link para o site do projecto Chapas). A ambição do projecto é ampliar a representação dos transportes públicos disponíveis para os cidadãos, assim como a cobertura geográfica do mapa, abrangendo a Grande Maputo (Matola, Boane e Marracuene) e, posteriormente, outras grandes cidades de Moçambique.
Um mapa esquemático dos transportes pode ser simultaneamente uma mercadoria, uma ferramenta, e um símbolo. Como uma mercadoria, serve para indicar e planificar as viagens urbanas. Como ferramenta, pode ser utilizada por técnicos e políticos da área dos transportes para visualizar, organizar e gerir a complexa rede de transportes de forma sistémica e interligada. Como símbolo, o mapa é uma promotor de marketing da cidade, com a possibilidade de descrever as formas de mobilidade de modo consistente, explícito e atraente. O processo de mapeamento e as actividades organizadas no âmbito do projecto Mapas Dos Chapas contribuem para o apoio à mobilidade sustentável na cidade de Maputo.